O vereador Wallace Oliveira (Pode) apresentou o ranking das dez empresas mais reclamadas pelos consumidores na cidade de Manaus em 2019, citando especialmente as empresas concessionárias de serviço público de energia elétrica e águas, durante seu pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (4/3).
“Venho a essa tribuna, pelo terceiro ano consecutivo, apresentar a situação das empresas prestadoras de serviço que lideram o ranking das empresas mais reclamadas pelo consumidores de Manaus em 2019. As empresas Amazonas Energia e Águas de Manaus, ocupam o primeiro e segundo lugares respectivamente”, informou o vereador.
Esse ranking foi determinado pelas reclamações, que são processos administrativos, feitas na Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), da Prefeitura de Manaus.
Somente no ano de 2019, foram realizadas 2.139 audiências no Procon Manaus. A lista da empresas reclamadas tem em primeiro lugar a Amazonas Energia, com 45% das reclamações (382); em segundo, a empresa Águas de Manaus com 24% (200); terceiro, a empresa de telefonia e serviços de internet NET/Claro com 6% (51); quarto, com 5% (40) a empresa OI/Telemar; quinto, a empresa Bemol com 5% (39); sexto, a empresa Vivo com 4% (36); sétimo a Instituição de Ensino Uninorte com 3% (25); em oitavo, a Motorola com 3% (25); nono, a multinacional Carrefour com 3% (21) e em décimo lugar ficou o Banco Bradesco com 3% (21).
A divulgação do ranking é uma determinação do Código de Defesa do Consumidor, no artigo 44, e do Decreto Federal 2.181/97, que regulamenta CDC e dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), onde determina que os cadastros de reclamações fundamentadas contra empresas constituam instrumento essencial de defesa e orientação aos consumidores.
O parlamentar comentou a posição da Câmara Municipal de Manaus em relação a situação dessas empresas concessionárias de serviços públicos. “Esta Casa não se omitiu de alertar e chamar para audiências públicas com a empresa Amazonas Energia, e as reuniões na Comissão de Águas com a empresa Águas de Manaus, porém vemos essas empresas nesse ranking”.
Wallace Oliveira enfatizou ainda que essas empresas, prestadoras de serviços públicos, tem a obrigatoriedade de apresentar um trabalho com qualidade para as pessoas. “Impressionante o olhar que essas empresas têm para com os contribuintes que esperam uma prestação de serviço com qualidade, porque não é de graça, todos pagam por esses serviços”.
O parlamentar afirmou que os contribuintes continuam tendo perdas materiais e de alimentos devido às oscilações e apagões na cidade de Manaus, assim como, cidadãos continuam tendo falta de água na residência. “Os cidadãos tiveram e ainda têm perdas materiais e de alimentos pela falta de qualidade na prestação do serviço de energia elétrica, sem nenhuma resolução ou resposta efetiva, assim como, os contribuintes que ficam sem água por longos períodos e ainda pagam altas contas de consumo”.
“É urgente que essas empresas façam uma reflexão e uma reavaliação no sentido de cumprir tudo aquilo que está nas prerrogativas para prestação de um serviço público. Lamento muito que, pelo terceiro ano seguido, eu tenha que usar essa tribuna para nominar essas duas empresas dentro desse processo, mas continuamos aqui fazendo nosso trabalho de solicitar, fazer requerimentos, e digo todos nós, não somente eu, temos a consciência tranquila que estamos clamando pela população manauara nessas questões”, encerrou Wallace Oliveira.
Texto: Thiago Motta – Assessoria do Vereador Wallace Oliveira
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
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