Com o objetivo de propiciar um estudo sobre os diferentes gêneros textuais existentes, 33 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mário Andreazza, localizada na Compensa, zona Oeste da capital, participaram da culminância do projeto ‘Trilhando pelos gêneros textuais’. Na ocasião, os estudantes apresentaram os trabalhos desenvolvidos em 10 gêneros trabalhados durante o ano letivo.
O projeto surgiu por iniciativa da professora da turma, Rosilene Pereira Santos, que percebeu algumas dificuldades apresentadas pelos estudantes, resolveu realizar esse trabalho diferenciado, não só com o intuito de apresentar os gêneros textuais, mas estimular a escrita e a leitura também.
“Quando começamos com o projeto, pensamos em algo mais simples, que pudesse ser exposto na sala de aula, mas quando eu observei o avanço deles eu chamei os pais e disse que íamos apresentar o trabalho ao público, porque ter alunos do terceiro ano que conseguem apresentar textos coerentes é muito importante”, explicou.
De acordo com a meta 5 do Plano Nacional de Educação, todas as crianças devem estar alfabetizadas, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental. Este trabalho desenvolvido na escola tem sido uma grande ferramenta para isso, como apontou Janismar Gomes, assessor da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), que esteve no evento como jurado.
“Este é um trabalho de gestão democrática, onde os alunos, pais e toda a escola participam. A produção é muito boa, a capa dos trabalhos, o conteúdo bem elaborado, o resultado que eles apresentaram é fruto de um esforço dos próprios alunos e eles estão de parabéns”, completou.
Mas para que o trabalho fosse desenvolvido, a participação dos pais foi muito importante. A auxiliar de cozinha Márcia Vieira, 38, mãe da aluna Maria Beatriz, 8, falou sobre a felicidade de acompanhar a filha nesses meses e sobre a empolgação da menina.
“Ela estava muito ansiosa por este dia e animada porque ela mesma ia produzir o material. Ela melhorou muito, se empenhou mais e foi uma felicidade acompanhar ela durante todo este mês. O trabalho que a professora fez está de parabéns porque movimentou a escola, os pais, todas as crianças se envolveram muito. Só temos a agradecer a escola, a professora”, disse.
Para a mãe do aluno Iago Lopes, 8, a operadora de caixa Lucineia Conceição, 44, o trabalho trouxe coisas muito positivas, principalmente para o seu filho. “O meu filho sempre foi uma pessoa tímida, mas do ano passado para cá, teve uma enorme transformação em relação a aprendizagem dele e creio que não foi só a minha ajuda, mas a professora tem grande importância nisso. Eu achei a evolução dele muito grande, agora ele até se expressa melhor”, finalizou.
Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Cleomir Santos
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