O treinamento técnico para atender a Resolução RDC ANVISA 216/2004 foi oferecido pelo Serviço de Nutrição e Dietética da unidade
Copeiros Clínicos do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus, participaram do treinamento sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, de acordo com o que estabelece a Resolução 216/2004 da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).
A capacitação, oferecida pela concessionária dos serviços não assistenciais do hospital, tem o objetivo de orientar os copeiros clínicos acerca da produção de refeições seguras e higiênicas para atender às necessidades dos pacientes internados.
Outros temas abordados durante o treinamento são a manipulação, preparação e transporte de alimentos, organização do local de trabalho e cuidados com a água e lixo.
A nutricionista Lia Cheneaux ministrou o curso e explicou que o treinamento contemplou noções de boas práticas de manipulação, higiene pessoal, armazenamento e preparação de alimentos e padronização das dietas hospitalares.
“Os maiores beneficiados serão os pacientes do Hospital Delphina Aziz, que terão dietas produzidas de forma cada vez mais segura, atendendo a todos os critérios higiênicos-sanitários, e que atendam às necessidades patológicas”, afirmou a nutricionista.
A equipe foi dividida em quatro turmas, e os 22 colaboradores participantes foram certificados no treinamento técnico de serviços de alimentação para garantia de condições higiênico-sanitárias de alimento preparado satisfatoriamente.
O diretor da concessionária OZN Health, Thiago Python, destaca que o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Delphina Aziz é um serviço personalizado, que tem como finalidade garantir alimentação de qualidade ao paciente, usando a terapia nutricional como apoio ao tratamento, além de atender os acompanhantes dos pacientes e colaboradores do hospital.
“Nossa atuação na área de Nutrição e Dietética inclui desde a fabricação de dietas especiais, etiquetagem personalizada, sistema de controle de dietas, leitura por QR Code para o controle das entregas, sistema de avaliação das refeições, entre outras ações na gestão do serviço, todas pensadas para que o nosso paciente e usuário recebam os maiores benefícios durante sua estadia conosco”, pontuou.